Que linguagem usar para explicar um pensamento. Existem três escolhas óbvias: a linguagem natural, como a portuguesa; a matemática; ou uma linguagem de programação.

A linguagem natural é, pode ser, imprecisa ou ambígua, e por vezes com alguma descessaria verborreia se perde o que se queria explicar inicialmente. É uma virtude do uso da linguagem pela qual nos entendemos.

A linguagem matemática é, em certa medida, oposta da linguagem natural; permite expressar ideias formais poderosas usando poucos recursos. No entanto a linguagem matemática é muitas vezes críptica e pouco acessível para leigos sem formação específica.

A junção entre a matemática e a tecnologia fornece a terceira escolha, a escolha ideal: uma linguagem de programação. Esta partilha com a matemática a possibilidade de expressão de conceitos formais e abstractos, e com a tecnologia a vantagem do imediato, do directamente concretizado (estou a pensar no termo em inglês evaluated). O seu comportamento pode ser observado, modificado e os seus resultados e modificações logo experiênciados1.

Notas:

1. Este parágrafo alterado pode servir, serve, para fundamentar a escolha de software livre sobre qualquer outro formato.

Created: NaN

Last updated: 23-01-2025 [00:04]


For attribution, please cite this page as:

Charters, T., "Que linguagem usar": https://nexp.pt/Que_linguagem_usar.html (23-01-2025 [00:04])


(cc-by-sa) Tiago Charters - tiagocharters@nexp.pt