Polargrafias
Projecto
Projecto pessoal que preenche uma necessidade pessoal e individual que agora se concretiza depois da motivação estar latente durante mais de duas décadas. Na realidade é uma ocupação artística-científica, matemática-física-mecânica-informática-computação. Utiliza um conjunto muito limitado de recursos computacionais e físicos. Um polargraph é um robot com dois graus de liberdade que executa desenhos através de um processo computacional. Consiste, basicamente, numa caneta pendurada em dois fios cujos comprimentos são controlados por dois motores passo a passo. A cada par de comprimentos corresponde a um único par de coordenadas no plano do desenho e vice-versa. Parece-me a máquina mais simples que faz desenhos que podemos construir e explorar. A maioria dos desenhos são obtidos por repetição de regras simples e construídos algoritmicamente.
A máquina
A máquina é composta por: dois motores passo-a-passo, um arduino com
um shiled CNC que corre o software grbl
, umas peças impressas em 3D,
uma placa de madeira, uma viga de madeira, fio de pesca e uma caneta
BIC com diâmetro 1.6mm.
A comunidade faça-você-mesmo fica, normalmente, com os restos da industria ou do que está naquela altura na moda tecnológica superando-a.
Razões
Contra o velho preconceito romântico da inspiração, não de que ela não existe, ou "do que tu precisas é de trabalhar e depois a inspiração aparece", nada mais ortogonal. Não precisamos da inspiração porque temos algo que a substitui: a aleatoriedade. Com ela podemos ver uma infinidade de opções que a nossa imaginação ou intuição não alcança, aliás podemos mesmo afirmar que a aleatoriedade é uma porta ou passagem para a liberdade, enriquece os sentidos, encontra caminhos que gosto ou que me interessam, ao artista ou ao poeta cabe escolher um improvavelmente. Escolhe um, um local preferido.
O processo
Está sempre em abertura o processo: seja pela descoberta de um padrão
novo, de uma regra computacional ou cópia de uma processo manual. Da
escolha da linguagem de programação, quando as opções são muitas,
normalmente usamos a que estamos mais habituados no uso de todos os
dias: Octave. Depois de implementado o código o desenho é gerado em
vários formatos para registo e um final para a prova de impressão em
gcode
: um código standard de controlo de máquinas de CNC e impressoras
3D.
A aleatoriedade, ao contrário de processos quânticos ou decaimentos radioativos, é construída por algoritmos de geração de números pseudo-aleatórios, não verdadeiramente aleatórios, mas terá de servir.
O processo criativo passa então pela simulação do objecto a ser desenhado, para vários valores ou parâmetros do qual o desenho depende e.g. um quadrado [EXPLICAR]
Criado/Created: 11-05-2022 [17:09]
Última actualização/Last updated: 30-05-2023 [23:14]
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(c) Tiago Charters de Azevedo