Ciência cidadã
Parte do mundo mudou. E isso aconteceu quando cada um de nós em sua casa com acesso a um computador, um micro-controlador e a componentes de electrónica básica pode fabricar o que quiser; derretendo plástico ou reciclando o plástico que tem como desperdício.
Claro que falo da da impressão 3D opensource, da questão da auto-replicação, da fabricação digital com recurso a ferramentas de software ou hardware aberto, da construção colaborativa, em rede e deslocalizada.
É uma tecnologia cidadã no sentido de partilhada e colaborativa como se o pretexto fosse o da introdução de uma tecnologia social, priviligiando-se a partilha de conhecimento e de construção, sobrepondo-se em muitos casos à qualidade do produto final e desprezando o acabamento, preferindo o caminho que se fez em vez do produto que se obteve no fim.
Científico porque usa ferramentas tecnológicas e científicas, de várias áreas: matemática e nas nas ciências da computação nos algoritmos, na informática nas linguagens de programação usadas, na electrónica nos microprocessadores e física dos materiais.
Os objectos que usamos todos os dias mostram o seu modo de fabrico na sua estrutura.
Muitas das estruturas e objectos são pensadas e desenhadas para serem fabricadas com ferramentas manuais.
E isso vê-se.
Mas o futuro está prestes a mudar. É só olhar a nossa volta.
Criado/Created: 04-07-2019 [00:08]
Última actualização/Last updated: 27-11-2024 [17:00]
For attribution, please cite this work as:
Charters, T., "Ciência cidadã": https://nexp.pt/ddr/cienciacidade.html (04-07-2019 [00:08])
(c) Tiago Charters