Para além
... de todas as considerações estruturais estamos perante a necessidade de dar um significado ecológico as todas estas sensibilidades prementes.
Hoje a nossa imaginação associada ao desenvolvimento científico-tecnológico é muitas vezes utilitária e cega à maior parte da experiência que está à nossa volta e da exigência de que necessitamos para a nossa sobrevivência como espécie.
Se não existir uma consciência da nossa inclusão natural no planeta, uma casa com painéis solares representa apenas uma habilidade em diminuir o consumo de energia e um truque financeiro, de uma cegueira ecológica como uma sistema de canalização barato.
Pode parecer um investimento sólido e até um avanço ambiental porque usa "fontes de energia renováveis" mas mostra ainda que se usa a natureza como mero recurso natural. Exibe as preocupações sensíveis de um engenheiro mas não a de um individuo ecologicamente sensível.
Uma horta orgânica pode muito bem ser uma "investimento" nutricional e permitir cultivar alimentos com maior qualidade do que aquela que obtemos num supermercado mas se estamos apenas preocupados com o valor nutricional da comida, a plantação orgânica é apenas um estratagema técnico de consumo alimentar.
Criado/Created: 06-05-2019 [12:05]
Última actualização/Last updated: 27-11-2024 [17:00]
For attribution, please cite this work as:
Charters, T., "Para além": https://nexp.pt/ddr/gnd.html (06-05-2019 [12:05])
(c) Tiago Charters