O neoliberalismo funciona

... em simultâneo com democracia apesar de ser profundamente não-democrático. Usa manobras de diversão que distraem a população do acesso à informação e despreza fóruns públicos relevantes para a participação cívica colectiva.

Isto mostra o quando não basta para ser ter uma democracia ter-se apenas votado. Falta tudo o resto. Não basta eleger é essencial participar.

Como todo o neoliberal acredita que a obtenção de lucro é a essência da democracia qualquer governo que se desvie de políticas de mercado, ou de apoiar o "mercado", é considerado anti-democrático i.e. entre "nós" a direita alternativa usa a designação de socialista, independentemente do suporte democrático esmagador que tenha.

Por isso, dizem, é melhor restringir a acção do governo à manutenção da propriedade privada, do privilégio e a imposição de contratos abusivos sobre os trabalhadores e limitar, ao mesmo tempo, o debate político a questões menores.

Porque as questões importantes, de produção, distribuição de riqueza e organização social devem ser determinadas pelas forças do mercado. Assim vamos.

Criado/Created: 28-05-2020 [21:18]

Última actualização/Last updated: 24-06-2020 [09:15]


Voltar à página inicial.


GNU/Emacs Creative Commons License

(c) Tiago Charters de Azevedo